top of page

Histórico

TODAS AS INFORMAÇÕES SE ENCONTRAM NO SITE PRINCIPAL DO LEPSI-MINAShttps://www.lepsiminas.eventos.dype.com.br/

Histórico

LEPSI (Laboratório de Estudos e Pesquisas Psicanalíticas e Educacionais): instituído em 1998, em São Paulo, por iniciativa dos professores Maria Cristina Kupfer, Leandro de Lajonquière e continuado por Rinaldo Voltolini e outros, o laboratório é hoje o principal diretório brasileiro no campo Psicanálise e Educação, reunindo estudantes e professores da USP, UFMG, UFOP e UNIFESP. Oferta regularmente atividades acadêmicas nessas unidades e organiza os Colóquios Internacionais do LEPSI com a participação de convidados do exterior e de outras universidades brasileiras, acolhendo também pesquisadores e extensionistas na modalidade Comunicações Livres. É responsável pela edição do periódico científico “Estilos da Clínica: Revista Sobre a Infância com Problemas”, com selo editorial IPUSP e qualificada pela CAPES e pela AeReS na França. 

Em 2006, funda com a Universidade Nacional de Mar del Plata, em conjunto com outras universidades da América Latina e Espanha, a RED INFEIES (Red de Estudios e Investigaciones Psicoanalíticas e Interdisciplinarias en Infancia e Instituciones). Em 2008, funda com universidades francesas a RUEPSY (Rede Interuniversitária de Estudos de Psicanálise na Educação), estendendo a rede, em 2019, a universidades da Argentina, Espanha, Luxemburgo, Uruguai e a outras do Brasil além das que já compõem o LEPSI . 

Em 2013, institui o LEPSI-MINAS, que congrega atividades acadêmicas da FaE-UFMG, PSI-UFMG, FALE-UFMG e ICHS-UFOP.

A formalização do LEPSI-MINAS foi apenas o capítulo final de um histórico que começa no início dos anos 1990 quando a Profa. Eliane Marta Teixeira Lopes, emérita da UFMG e visitante da UFOP, teve a iniciativa pioneira de inserir pesquisas do campo Psicanálise e Educação na Pós-Graduação da FAE-UFMG. Na época, contou-se com a presença e a chancela da professora e psicanalista da Universidade de Genebra, Mireille Cifali, referência mundial e indiscutível do campo, que por duas vezes esteve em Belo Horizonte com a equipe da professora Eliane Lopes. Atualmente, passadas mais de duas décadas dessa célebre iniciativa, a Psicanálise e Educação em Minas Gerais se consolidou e, ao longo do tempo, boa parte dos pesquisadores se alinhou ao trabalho precursor que já era feito pelo LEPSI-SP. O passo seguinte foi unir as forças no sentido de congregar profissionais de São Paulo e Minas e, por iniciativa do prof. Marcelo Ricardo Pereira, junto às professoras Margareth Diniz e Mônica Rahme, instituiu-se o LEPSI-MINAS em 2013. Hoje, em nosso estado, somos mais de dez professores membros, que, com nossos estudantes e pós-doutorandos, investigam, majoritariamente, três grandes eixos temáticos do campo da Psicanálise, Educação e Política, a saber: o mal-estar e os sintomas da (1) Adolescência, da (2) Infância e da (3) Docência.

Para que isso se cumpra, passamos a desenvolver uma série de atividades na UFMG e na UFOP, alinhada ao LEPSI-SP, como os EVENTOS DE FORMAÇÃO DO LEPSI, o GRUPO DE ESTUDOS LEPSI, o LEPSIMINAS ENTREVISTA, as DISCIPLINAS de Psicanálise, Educação e Política na Graduação e na Pós-Graduação, os ENCONTROS PREPARATÓRIOS, os SIMPÓSIOS e os COLÓQUIOS INTERNACIONAIS.

​

Atualmente, membros do LEPSI-MINAS integram com outros investigadores da RUEPSY, de universidades do Brasil, Argentina, França e Espanha, o projeto de Pesquisa Internacional em realização: "ATENÇÃO A SUJEITOS COM PROBLEMÁTICAS SOCIAIS: AÇÃO EDUCATIVA, INTERVENÇÃO CLÍNICA E TRABALHO SOCIAL" (2022-2025).

 

PARCERIAS:

. Programa CALEIDOSCÓPIO-UFOP

. Laboratório de Psicologia e Educação-FAFICH-UFMG

. NUPPEC-UFRGS (Núcleo de Pesquisa em Psicanálise, Educação e Cultura)

. NIPIAC-UFRJ (Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa e Intercâmbio para a Infância e Adolescência Contemporâneas)

. GEPPERS-UNEB (Grupo de Estudos e Pesquisas em Psicanálise, Educação e Representações Sociais)

. RED INFEIES (universidades latino-americanas)

. RUEPSY (universidades euro-latinas)

. REDE COLETIVO AMARRAÇÕES (MG, RS, SP, CE) 

. GT Psicanálise e Educação da ANPEPP

. LAPSE-UFF, UFRJ, Unirio (Grupo de Pesquisas em Psicanálise, Educação e Laços Sociais)

bottom of page